Palestra da Dra. Rima Laibow da Natural Solutions Foundation (Fundação de Soluções Naturais), na Associação Nacional de Profissionais de Nutrição (NANP), sobre os acordos comerciais da OMC e suas regulamentações acerca da produção e comercialização dos alimentos, que incluem as seguintes exigências: inocuação dos alimentos por radiação, proibição de nutrientes considerados "tóxicos" e liberação do uso de agrotóxicos que já foram proibidos por causarem graves danos ao homem e o meio ambiente.
(resumo em edição)
Depois da II Guerra Mundial realizaram-se os julgamentos das pessoas que cometeram crimes contra a humanidade em Nova Hamburgo, os julgamentos foram liderados por tribunais Ingleses e Norte Americanos
Uma das pessoas, culpadas era o presidente da mega industria: I.G. Farben, que produziu as camaras de gás de aço para os campos de concentração e linhas férreas, as munições, quimicos de toda a espécie, inclusive fármacos...
Foi julgado a 29 de Julho de 1948 e apanhou somente 6 anos de prisão. Foi ele o autor do slogan "ARBEITH MACHT FREI" (O TRABALHO LIBERTA), utilizado na entrada nos campos de concentração como Auschwitz.
A empresa I.G. Farben foi transformada em 3 outras, hoje bem conhecidas Bayer, Hoechst, BASF.
Sentado na prisão pensando no seu slogan - ele pensou "bem este slogan não resultou", "o que mais podemos fazer?"
"Comida! Quem controla a comida, controla o mundo!"
Quando saiu da prisão dirigiu-se á ONU (Naçãos Unidas) com a sua nova ideia.
Se dominarmos a comida mundialmente, temos poder! E os seus colegas das Nações Unidas disseram: Boa Ideia!
E assim foi criada uma comissão de negócios - UMA COMISSÃO DE NEGÓCIOS, chamada Comité do Codex Alimentarius. Não é um comité de Saúde Pública, ou uma Comissão de Protecção Consumidor, é uma comité de negócios » dinheiro!!! Tem a ver com lucro.
Em 1962 os organizadores desta comissão disseram: "Vamos trabalhar para uma total e global implementação do Codex Alimentarius até 31 de Dezembro de 2009."
Foram então criados inumeros Comités, na pesca, Gorduras e òleos, Frutas e Vegetais, Castanhas, Nozes. Nutrientes e alimentos para usos dietéticos especiais, são actualmente mais ou menos 27 comités, organizações regionais, é uma burocracia montruosa, imensa.
O Codex prolmologou mais de 4000 directrizes e regulações em tudo, tudo o que possa legalmente ser posto na sua boca, com a excessão dos farmaceuticos, que não fazem parte do Codex, importante isto!
No entanto o Codex não tem qualquer valor legal . zero, quem se importa então? São apenas padrões...
Estamos falando de uma Indústria dominada, rgulações e criação de organizações. Mas se não tem valor legal, quem se importa, certo?
O Codex Alimentarius, existiu muito antes no Império Autro-Hungaro e foi a forma do poder poder regular com muitas, imensas regras, a comida e poder assim dominar mais ainda.
Chamava-se Codex Alimentarius e durou desde 1893 até ao fim do Império Autro Hungaro., na I Guerra Mundial.
A ideia existia então na tradição Germanica. "Precisamos de regras, mosntes de regras, vamos criar leis para tudo o que tem a ver com a comida."
Inicialmente as leis eram voluntárias, como directrizes!
O Codex Alimentarius é agora gerido pela FAO (Organização das Nações unidas para Agricultura e Alimentação) Juntamente com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Estas organizações fundaram e regem o Codex a pedido das Nações Unidas.
O processo evoluio até que chegou ao passo 8 , passo final do processo administrativo,onde as directrizes passaram a normas, as quais passaram a ser acatadas mandatoriamente por todos os paises membros da Organização Mundial de Comércio (WTO/OMC). A OMC pode usar o Codex como uma ferramenta de poder para impor práticas em qualquer pais dbaixo da sua tutela.
Existem pessoas usando o Codex como armas, numa enorme batalha económica. A maioria dos paises do mundo entram na corrida para entrar em conformidade com o Codex.
O codex não serve ao bem estar do consumidor. Ele serve sim os interesses dos 5 gigantes GRANDE FARMA, GRANDE QUIMICA, GRANDE BIOTECNA, GRANDE AGRONEGÓCIO, GRANDE MÉDICA.
Em 4 de Julho de 2005 foi ratificado, uma directriz sobre Vitaminas e Minerais, supostamente voluntárias até 31 de Dezembro de 2009, essas directrizes passam a ser mandatórias a partir dessa data.
Em termos mais extremos este codex resume:"Tudo o que não é permitido é proibido."
0 comentários