Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bem Vindo ao Site Resistência NOM

"Comunidade Resistência NOM"

LEIA ATENTAMENTE, POIS É DO SEU INTERESSE!!!

Ola pessoal, à partir de hoje o blog Resistência NOM, estará se tornando uma "comunidade" de compartilhamento de conhecimento.

Acompanhe Novas noticias através do seu Celular ou Tablet, conteúdos exclusivos!

Recados

Estatísticas

BlogBlogs online counter Innovation Blogs - BlogCatalog Blog Directory Divulgue seu blog! Comunidade Orkut Yoomp

Atenção

Tradutores / Translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Blog Archive

Recent Posts

Da ficção para a realidade: A Origem

Postado por Inicio do Fim quarta-feira, 17 de agosto de 2011


A Origem
Christopher Nolan é definitivamente o cineasta do momento. Depois de despontar para o mundo com o interessante  "Amnésia", Nolan emplacou diversos sucessos de  e crítica, entre eles os mais conhecidos "Batman Begins" e "Batman – O Cavaleiro das Trevas". Neste ano o diretor levou às telas um projeto pessoal, o  "A Origem".
A produção rapidamente se tornou um fenômeno de bilheteria, tendo arrecadado mais de US$ 800 milhões em todo o planeta. Além do sucesso de , a qualidade do foi outro ponto que chamou a atenção, em especial pela estrutura da produção que provocou uma confusão na cabeça de muitos.
No  Dom Cobb (Leonardo Di Caprio) é um ladrão especializado na arte da extração, o roubo de valiosos segredos do subconsciente de suas vítimas, enquanto essas estão dormindo. Devido a essa habilidade rara, Cobb passa a ser uma desejável peça do jogo da espionagem corporativa, e ele e sua equipe tem que realizar uma missão que parece impossível: implantar uma ideia ao invés de tirar uma.
O espetacular roteiro sugere que isso é possível apenas na ficção. Mas será mesmo? Será que é possível entrar nos sonhos de outra pessoa, entender o subconsciente, e utilizar essas informações de alguma forma? Afinal, o que há de verdade e mito nas tecnologias apresentadas no  "A Origem"?

Induzindo o subconsciente a sonhar

Máquina auxilia na passagem para o mundo dos sonhos
Fonte da imagem: Warner
É relativamente simples induzir uma pessoa a dormir. Por meio de medicamentos ou substâncias controladas, é possível colocar um ser humano no  de sono em questão de poucos minutos, da mesma maneira como é mostrado no . No entanto, não há nenhum método ou comprovação científica que indique a possibilidade de induzir alguém a ter um determinado sonho.
O uso de substâncias específicas pode, em alguns casos, provocar alucinações, que são distintas dos sonhos, embora o paciente possa julgar que esteja sonhando. Não há como controlar o sonho nem definir quantas camadas ele terá. Em tese, uma pessoa pode ter um sonho dentro de um sonho e se lembrar disso, mas não é possível induzir esse processo.
 mostra como possível a identificação do sonho, o entendimento dele e a consequente invasão do mesmo, alterando os acontecimentos. Na vida real estudos ainda em fase preliminar indicam ser possível, em um futuro próximo, identificar o conteúdo dos sonhos de uma pessoa, no entanto o que existem são teorias.
Já para invasão de um sonho e posterior alteração do seu conteúdo as possibilidades são remotíssimas para não dizer que são nulas, pelo menos com a tecnologia e o conhecimento que temos hoje do funcionamento do cérebro humano.

“Ler” um sonho é possível?

Leis da gravidade não se aplicam aos sonhos
Fonte da imagem: Warner
Se depender do pesquisador norte-americano Moran Cerf, sim. Ele é um dos autores de um estudo publicado na revista Nature, intitulado “On-line, voluntary control of human temporal lobe neurons” – On line, controle voluntário sobre os neurônios do lobo temporal de um ser humano, em tradução direta -, e afirma ser possível ler os sonhos de uma pessoa.
O estudo realizado na  de Oxford foi feito da seguinte forma: durante as o grupo descobriu que determinados neurônios eram ativados quando a um termo específico. Assim, sempre que uma pessoa pensava em Bill Clinton, um dos exemplos utilizados na , um determinado neurônio era ativado.
De posse de alguns termos os cientistas mapearam alguns neurônios e tentaram perceber quando eles eram ativados durante o sonho de um paciente. A resultou na probabilidade de identificar, por meio de ondas – iguais àquelas que você vê quando faz um eletroencefalograma – se os neurônios eram ativados ou não.
A ideia é promissora e dá a entender que, no futuro, pode sim ser possível, a partir de um mapeamento de ondas cerebrais identificar o conteúdo de um sonho. Obviamente, ainda que isso aconteça, vai demorar muitos anos para que se tenham avanços concretos nesse campo, mas é uma probabilidade que não pode ser descartada.

Um sonho dentro de um sonho

Em um sonho tudo é possível
Fonte da imagem: Warner
Uma das características mostradas no  "A Origem" é que para chegar a um ponto do sonho em que é possível alterá-lo, Cobb precisa atravessar diversas camadas, como se viajasse para o sonho dentro de um sonho e, assim sucessivamente.
No mundo real a  coisa que se sabe é que alguém sonhando pode se imaginar tendo outro sonho. No entanto, a quantidade de camadas que um sonho pode ter e aonde ele pode levar o paciente são mistérios ainda em estudo e que não têm comprovação científica.
A probabilidade de o que é mostrado na produção se tornar realidade torna-se ainda menor quando percebemos que se sabe muito pouco sobre o mecanismo dos sonhos. As  ainda estão na fase da possibilidade de identificar o que o paciente sonha. Viajar para lugares específicos do pensamento ou ainda alterá-los de forma consciente não é algo possível.

Efeitos especiais à moda antiga

A maioria dos  de grande orçamento lançados na  optam por construir os seus efeitos especiais na pós-produção de maneira computadorizada. Porém, Christopher Nolan gosta de trabalhar à moda antiga e para isso constrói muitos dos cenários utilizados em suas produções.
Uma das sequências que mais chama atenção é a que se passa em um hotel, repleto de elementos em que a gravidade é alterada. Para realizar essa cena a equipe de Nolan construiu uma espécie de cilindro giratório onde as cenas foram filmadas.
Os atores, em sua maioria, ficaram suspensos por cabos e a movimentação do cilindro era mecânica. Após as filmagens, os cabos foram apagados no computador e outros elementos de cena forma adicionados. No entanto, a maior parte do que você vê na tela é, de fato, real e foi filmada na prática. O vídeo acima ilustra um pouco do que foi feito nos bastidores do .
.....
Você assistiu ao  "A Origem"? Acredita que situações como as que foram exibidas na produção poderão se tornar realidade algum dia? Participe deixando o seu comentário.

0 comentários

Postar um comentário

resistência nom. Tecnologia do Blogger.

wibiya widget

Tradutores

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Tv Resistência NOM - clique aqui e assista as noticias

Fique Sempre Atualizado ! Cadastre-se: E Receba as Novidades do Site em seu e-mail.

http://worldtv.com/resistencianom

Seguidores

Destaques