Os meios de comunicação são as ferramentas mais poderosas usadas pela classe dominante para manipular as massas. Ela molda moldes de opiniões e atitudes, e define o que é normal e aceitável. Este artigo analisa o funcionamento dos meios de comunicação através das teorias de seus maiores pensadores, a sua estrutura de poder e as técnicas que utiliza, a fim de compreender o seu verdadeiro papel na sociedade.
A maioria dos artigos deste site discute o simbolismo oculto encontrado em objetos de cultura popular. A partir destes artigos surgem muitas perguntas relacionadas com a finalidade dos símbolos e as motivações daqueles que colocá-los lá, mas é impossível para mim dar respostas satisfatórias a estas perguntas sem mencionar muitos outros conceitos e fatos. Eu, portanto, decidi escrever este artigo para suprir a fundamentação teórica e metodológica das análises apresentadas neste site, bem como introduzir os estudiosos do campo principal de comunicação de massa. Algumas pessoas lêem meus artigos e acham que estou dizendo: "Lady Gaga quer controlar nossas mentes". Isso não é o caso. Ela é apenas uma pequena parte do gigantesco sistema que é a mídia de massa.
Programação Através da Mídia
Os meios de comunicação são formas de mídia projetadas para atingir o maior público possível. Eles incluem televisão, cinema, rádio, jornais, revistas, livros, discos, jogos de vídeo e internet. Muitos estudos têm sido realizados no século passado para medir os efeitos da mídia sobre a população, a fim de descobrir as melhores técnicas para influenciá-la. Desses estudos surgiu a ciência das Comunicações, que é usado em marketing, relações públicas e da política. A comunicação de massa é uma ferramenta necessária a garantir a funcionalidade de uma grande democracia, é também uma ferramenta necessária para uma ditadura. Tudo depende do seu uso.
No prefácio de Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, ele pinta um retrato bastante sombrio da sociedade. Ele acredita que ela é controlada por uma "força impessoal", uma elite dominante, que manipula a população que utiliza vários métodos.
Forças impessoais sobre as quais temos quase nenhum controle parecem estar a empurrar-nos a todos na direção do pesadelo “Brave New Worldian”, e isso está sendo impessoal, empurrando conscientemente acelerado por representantes de organizações comerciais e políticos que tenham desenvolvido uma série de novas técnicas de manipulação, no interesse de alguma minoria, os pensamentos e sentimentos das massas.
- Aldous Huxley, prefácio de Um Admirável Mundo Novo
Sua perspectiva sombria não é uma simples hipótese ou um delírio paranóico. É um fato documentado, presente em estudos mais importantes do mundo na mídia de massa. Aqui estão algumas delas:
Pensadores da Elite
Walter Lippmann, um intelectual norte-americano, escritor e duas vezes vencedor do prêmio Pulitzer trouxe um dos primeiros trabalhos sobre a utilização dos meios de comunicação de massa nos Estados Unidos. No Opinião Pública (1922), Lippmann faz a relação das massas com um animal grande ou um rebanho confuso "que precisava ser guiado por uma classe governante. Ele descreveu a elite dominante como uma "classe especializada, cujos interesses vão além da localidade." Esta classe é composta por peritos, especialistas e burocratas. Segundo Lippmann, os peritos, que muitas vezes são referidos como "elites", são um mecanismo de conhecimento que contorna o defeito primário da democracia, o ideal impossível do cidadão "onicompetente." O atropelamento ruge no "rebanho desnorteado" e tem a sua função: ser "o espectador interessado de ação", ou seja, não participantes. A participação é o direito do "homem responsável", que não é o cidadão comum.
Meios de comunicação e propaganda são, portanto, ferramentas que devem ser utilizadas pela elite para dominar o público, sem coerção física. Um conceito importante apresentado por Lippmann é a "fabricação do consentimento", que é, em suma, a manipulação da opinião pública para aceitar a agenda da elite. É opinião de Lippmann que o público não está qualificado para raciocinar e decidir sobre questões importantes. Portanto, é importante para a elite decidir "para seu próprio bem" e, em seguida, vender as decisões para as massas.
Que a fabricação de consentimento é capaz de grandes requintes ninguém, penso eu, nega. O processo pelo qual a opinião pública surge certamente não é menos complicado do que tem aparecido nestas páginas, e as possibilidades de manipulação aberta a qualquer pessoa que entenda o processo é bastante clara. Como resultado da pesquisa psicológica, juntamente com os meios modernos de comunicação, a prática da democracia virou uma esquina. Uma revolução está ocorrendo, infinitamente mais importante do que qualquer deslocamento do poder econômico. Sob o impacto da propaganda, não necessariamente o significado sinistro da palavra sozinho, as constantes antigas do nosso pensamento tornaram-se, variáveis. Não é mais possível, por exemplo, a acreditar no dogma original da democracia, que os conhecimentos necessários para a gestão dos assuntos humanos surge espontaneamente do coração humano. Quando agimos de acordo com essa teoria nos expomos ao auto-engano, e às formas de persuasão que não se pode verificar. Tem sido demonstrado que não podemos confiar na intuição, de consciência, ou os acidentes de parecer casual, se estamos a lidar com o mundo além do nosso alcance.
Parecer - Walter Lippmann, Public
Pode ser interessante notar que Lippmann é um dos fundadores do Council on Foreign Relations (CFR), umaa das políticas estrangeiras mais influentes do mundo. Esse fato deve lhe dar uma pequena dica do estado de espírito da elite sobre a utilização dos meios de comunicação.
O poder político e econômico nos Estados Unidos está concentrado nas mãos de uma elite que controla a maioria de nós, baseado em empresas multinacionais, principais meios de comunicação, as fundações mais influentes, as principais universidades particulares e utilitários mais público. Fundada em 1921, o Conselho de Relações Exteriores é o elo fundamental entre as grandes corporações e do governo federal. Tem sido chamado de uma "escola de estadistas" e chega perto de ser um órgão de que C. Wright Mills chamou de a elite do poder (um grupo de homens, semelhante em juros e perspectivas de moldar os eventos e posições invulneráveis nos bastidores. A criação das Nações Unidas foi um projeto do Conselho, bem como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.
- Steve Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos
Alguns dos atuais membros do CFR incluem David Rockefeller, Dick Cheney, Barack Obama, Hilary Clinton, a mega-igreja do pastor Rick Warren e os CEOs das grandes corporações, como CBS, Nike, Coca-Cola e Visa.
Carl Jung é o fundador da psicologia analítica (também conhecido como uma psicologia junguiana), que enfatiza a compreensão do psiquismo, explorando os sonhos, arte, mitologia, religião, símbolos e filosofia. O terapeuta suíço está na origem de muitos conceitos psicológicos utilizados hoje, como o arquétipo, do complexo, a persona, o introvertido / extrovertido e sincronicidade. Ele foi fortemente influenciado pelo contexto oculto de sua família. Carl Gustav, seu avô, foi um maçom ávido (ele era Grão-Mestre) e Jung se descobriu que alguns dos seus antepassados eram Rosacruzes. Isso poderia explicar seu grande interesse em filosofia oriental e ocidental, a alquimia, astrologia e simbolismo. Um de seus mais importantes (e mal) conceitos foi o Inconsciente Coletivo.
A minha tese, então, é a seguinte: Além da nossa consciência imediata, que é de natureza totalmente pessoal e que acreditamos ser a psique só empírica (mesmo que alinhada no inconsciente pessoal como um apêndice), existe um segundo sistema psíquico de natureza coletiva, universal e impessoal, que é idêntico em todos os indivíduos. Este inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, mas é herdado. É constituído de formas pré-existentes, os arquétipos, que só pode tornar-se consciente e secundariamente, que pode dar a forma definitiva a determinados conteúdos psíquicos.
- Carl Jung, o conceito de inconsciente coletivo
O inconsciente coletivo transparece através da existência de símbolos e figuras mitológicas similares em diferentes civilizações. símbolos arquetípicos parecem ser incorporados em nosso inconsciente coletivo, e, quando expostas a eles, que demonstram atração natural e fascínio. Símbolos ocultistas podem, portanto, exercer um grande impacto sobre as pessoas, mesmo que muitas pessoas nunca se apresentaram pessoalmente ao significado esotérico do símbolo. Alguns pensadores de comunicação social, tais como Edward Bernays D., encontrou nesse conceito uma ótima maneira de manipular o inconsciente pessoal e coletivo do público.
Edward Bernays é considerado o "pai das relações públicas" e os conceitos utilizados, descobertos por seu tio Sigmund Freud para manipular o público com o subconsciente. Ele partilhou da opinião de Walter Lippmann da população geral, considerando-o irracional e sem prejuízo do instinto gregário. Na sua opinião, as massas precisam ser manipuladas por um governo invisível para assegurar a sobrevivência da democracia.
A manipulação consciente e inteligente dos hábitos organizados e opiniões das massas é um elemento importante na sociedade democrática. Aqueles que manipulam este mecanismo oculto da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder do nosso país.
Nós somos governados, nossas mentes são moldadas, nossos gostos formados, nossas idéias são, em grande parte, feitas por homens que nós nunca ouvimos falar. Este é um resultado lógico do modo em que a nossa sociedade democrática é organizada. Um vasto número de seres humanos devem colaborar desta forma para que possam viver juntos como uma sociedade do “bom funcionamento.
Nossos governantes invisíveis são, em muitos casos, desconhecidos de suas identidades dos seus colegas no gabinete interior.
- Edward Bernays, Propaganda
Campanhas de marketing pioneiras como Bernay alteraram profundamente o funcionamento da sociedade norte-americana. Ele basicamente criou o "consumismo" por criar uma cultura onde os americanos compravam por prazer em vez de comprar por sobrevivência. Por esse motivo, ele foi considerado pela revista Life um dos 100 norte-americanos mais influentes do século 20.
Em 1939-1940, a Universidade de Chicago foi anfitriã de uma série de seminários sobre segredo das comunicações. Estes grupos de reflexão foram financiados pela Fundação Rockefeller e envolveu os pesquisadores mais proeminentes nos campos da comunicação e estudos sociológicos. Um desses estudiosos foi Harold Lasswell, um cientista político e teórico da comunicação, especializando-se na análise da propaganda. Ele também foi da opinião de que uma democracia, um governo governado pelo povo, não poderia se sustentar sem uma elite especializada moldar e moldar a opinião pública através da propaganda.
Em sua “Enciclopédia das Ciências Sociais”, Lasswell explicou que quando as elites não têm a força necessária para obrigar a obediência, os gestores sociais devem se voltar para uma "técnica totalmente nova de controle, principalmente através da propaganda". Ele acrescentou que a justificação convencional: temos de reconhecer o " ignorância e (estupidez) ... as massas e não sucumbir aos dogmatismos democráticos sobre os homens serem os melhores juízes de seus próprios interesses”.
Lasswell estudou extensivamente o campo de análise de conteúdo, a fim de compreender a eficácia de diferentes tipos de propaganda. Conteúdos em seu ensaio de comunicação, Lasswell explicou que, a fim de compreender o significado de uma mensagem (ou seja, um filme, um discurso, um livro, etc.), deve-se levar em conta a freqüência com que alguns símbolos aparecem na mensagem , a direção na qual os símbolos tentam convencer a opinião do público, e a intensidade dos símbolos usados.
Lasswell era famoso por seu modelo de análise de mídia com base em:
Que (diz); que (a); quem (nos); Qual canal (com); Que efeito
Por este modelo, Lasswell indica que, a fim de analisar corretamente um produto da mídia, é preciso olhar para quem produziu o produto (o povo que ordenou a sua criação), que era destinado (o público-alvo) e quais foram os efeitos desejados de este produto (informar, convencer, vender, etc.) sobre a platéia.
Usando um vídeo da Rihanna como exemplo, a análise seria a seguinte: OMS produziu: Vivendi Universal, O QUE: a artista pop Rihanna, a quem: os consumidores com idades entre 9 e 25, o CANAL: videoclipe; e qual o efeito: sua música, sua imagem e sua mensagem.
O termo "Illuminati" é freqüentemente usado para descrever esse grupo de elite pequena que secretamente faz decisão do povo. Embora o termo soa bastante caricaturado e conspirador, que descreve adequadamente as afinidades da elite com sociedades secretas e conhecimento oculto. No entanto, eu pessoalmente detesto usar o termo teoria da conspiração para descrever o que está acontecendo nos meios de comunicação de massa. Se todos os fatos sobre a natureza elitista da indústria estão prontamente disponíveis ao público, pode ainda ser considerada uma teoria da conspiração?
Costumava haver uma variedade de pontos de vista, idéias e opiniões na cultura popular. A consolidação das empresas de mídia, no entanto, produziu uma padronização da indústria cultural. Já se perguntou por que todas as músicas recentes soam a mesma coisa e todos os filmes recentes têm a mesma aparência? A seguinte é parte da resposta:
Propriedades na Mídia
Como representado no gráfico acima, o número de empresas que possuem a maioria dos meios de comunicação E.U. foi de 50-5 em menos de 20 anos. Aqui estão as corporações que evoluem ao redor do mundo e os bens que possuem.
Uma lista das propriedades controladas pela AOL Time Warner tem dez páginas digitadas de anúncios de empresas distintas e 292 filiais. Destes, 22 são joint-ventures com outras grandes corporações envolvidas em diferentes graus com as operações de mídia. Estes parceiros incluem 3Com, eBay, Hewlett-Packard, Citigroup, Ticketmaster, American Express, Homestore, Sony, Viva, Bertelsmann, Polygram, e Amazon.com. Algumas das propriedades mais familiares e plenas propriedades da Time Warner Book incluem a Month Club, Little, Brown editores, HBO, com seus sete canais, CNN, sete canais especializados e de língua estrangeira; Road Runner, Warner Brothers Studios; Weight Watchers, Popular Science e cinqüenta e duas gravadoras diferentes.
- Bagdikan Ben, The New Media Monopoly
AOL Time Warner possui:
* 64 revistas, como Time, Life, People, revista MAD e DC Comics
* A Warner Bros, New Line e Fine Line Features no cinema
* Mais de 40 músicas, incluindo Warner Bros, Elektra e Atlantic
* Muitas redes de televisão como a WB Networks, HBO, Cinemax, TNT, Cartoon Network e CNN
* Madonna, Sean Paul, The White Stripes
Viacom possui:
* CBS, MTV, MTV2, UPN, VH1, Showtime, Nickelodeon, Comedy Central, TNN, a CMT e BET
* Paramount Pictures, Nickelodeon, MTV Films
* Videos Blockbuster
* Nos cinemas e jogadores famosos
As propriedades da Disney de uma equipe de hóquei chamado The Mighty Ducks de Anaheim não começa a descrever a vastidão desse reino. Hollywood ainda é o coração simbólico, com oito estúdios de produção e distribuidores: Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Miramax, Buena Vista Home Video, Buena Vista Home Entertainment, Buena Vista International, Hollywood Pictures, e Caravan Pictures.
A Walt Disney Company controla oito marcas de livro em casa, como Walt Disney Company Book Publishing e ABC Publishing Group; a ABC Television Network, com dez estações de propriedade e operados própria, incluindo os cinco principais mercados; trinta estações de rádio, incluindo todos os principais mercados, canais a cabo, incluindo Disney, ESPN (conjuntamente), A & E e History Channel, treze canais de difusão internacional de alongamento da Austrália para o Brasil, sete unidades de produção e de esportes em todo o mundo e sites da Internet, incluindo o ABC grupo, ESPN.sportszone, NFL.com, NBAZ.com e NASCAR.com. Seus cinco grupos musicais incluem o Buena Vista, Lyric Street, e os rótulos Walt Disney, e produções de teatro ao vivo que cresce fora dos filmes; O Rei Leão, A Bela ea Fera e O Rei Davi. – Fonte: Internet
A Walt Disney Company possui:
* Disney Channel, ABC, ESPN, A & E, History Channel,Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, Miramax Film Corp, e Buena Vista International
* Miley Cyrus / Hannah Montana, Selena Gomez, Jonas Brothers
Vivendi Universal possui:
* 27% das vendas de música E.U., rótulos incluem: Interscope Records, Geffen, A & M, Island, Def Jam, MCA, Mercury, Motown e Universal
* Universal Studios, Studio Canal, Filmes Polygram, Canal +
* Inúmeros sites de internet e empresas de telefonia celular
* Lady Gaga, The Black Eyed Peas, Lil Wayne, Rihanna, Mariah Carey, Jay-Z
Sony possui:
* Columbia Pictures, Screen Gems, da Sony Pictures Classics
* 15% das vendas nos E.U. na música, rótulos incluem a Columbia, Epic, Sony, Arista, Jive Records e RCA
* Beyoncé, Shakira, Michael Jackson, Alicia Keys, Christina Aguilera
Um número limitado de agentes da indústria cultural, uma quantidade limitada de pontos de vista e idéias que fazem sua maneira ao público em geral. Isso também significa que uma única mensagem pode facilmente saturar todas as formas de mídia para gerar consentimento (ou seja, "há armas de destruição em massa no Iraque").
A Padronização do Pensamento Humano
A fusão das empresas de comunicação nas últimas décadas gerou uma pequena oligarquia dos conglomerados de mídia. A TV mostra o que seguimos, a música que ouvimos, os filmes que assistimos e lemos os jornais que são produzidos por cinco empresas. Os proprietários desses conglomerados têm laços estreitos com a elite do mundo e, em muitos aspectos, eles são a elite. Por possuir todos os canais de escoamento, tendo potencial para atingir as massas, esses conglomerados têm o poder de criar na mente das pessoas uma visão de mundo única e coesa, gerando uma padronização "do pensamento humano".
Mesmo os movimentos ou estilos que são considerados marginais são, na verdade, extensões do pensamento mainstream. Meios de comunicação de massa produzem seus próprios rebeldes que definitivamente olham para o lado, mas ainda são parte do estabelecimento e não pergunta nada. Artistas, criações e idéias que não cabem a maneira dominante de pensar são impiedosamente excluídos e esquecidos pelos conglomerados, o que torna praticamente desaparecido a partir da própria sociedade. No entanto, as idéias que são consideradas válidas e desejáveis para serem aceitos pela sociedade são habilmente comercializadas para as massas, a fim de torná-los tornar-se norma auto-evidente.
Em 1928, Edward Bernays já viu o potencial imenso de filmes para padronizar o pensamento:
O cinema americano é a maior transportadora inconsciente de propaganda no mundo de hoje. É um grande distribuidor de idéias e opiniões. O filme pode padronizar as idéias e os hábitos de uma nação. Porque as imagens são feitas para atender às demandas do mercado, que refletem, enfatizam até exagerar as amplas tendências populares, ao invés de estimular novas idéias e opiniões. O filme aproveita apenas de idéias e fatos que estão em voga. Como o jornal pretende com a notícia, ele pretende com entretenimento.
- Edward Bernays, Propaganda
Esses fatos foram classificados como perigos para a liberdade humana na década de 1930 pelos pensadores da escola de Frankfurt, como Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Eles identificaram três principais problemas relacionados com a indústria cultural. A indústria pode:
1. Reduzir os seres humanos ao estado de massa, impedindo o desenvolvimento dos indivíduos emancipados, que são capazes de tomar decisões racionais;
2. Substituir a unidade legítima para a autonomia e auto-conhecimento pela preguiça segura de conformismo e passividade.
3. Validar a idéia de que os homens realmente procuram fugir do mundo absurdo e cruel em que vivem por perder-se em um estado hipnótico de auto-satisfação.
A noção de escapismo é ainda mais relevante hoje, com o advento dos jogos de vídeo online, filmes 3D e home theaters. As massas, constantemente estão à procura de entretenimento, vai recorrer a produtos de alto orçamento que só podem ser produzidos pelas maiores corporações de mídia do mundo. Estes produtos contêm mensagens cuidadosamente calculadas e símbolos que não são nada mais e nada menos do que propaganda divertida. O público foi treinado para AMAR sua propaganda na medida em que ele gasta o seu dinheiro suado para ser exposto a ele. As propagandas (usada em políticas, culturais e comerciais) não é mais a forma de comunicação coerciva ou autoritária encontrada em ditadura, tornou-se sinônimo de diversão e prazer.
No que diz respeito à propaganda, os defensores iniciais da alfabetização universal e a liberdade de imprensa prevista apenas duas possibilidades: a propaganda pode ser verdade, ou ele pode ser falsa. Eles não prevêem o que de fato aconteceu, sobretudo na nossa democracia ocidental capitalista, o desenvolvimento de uma vasta indústria de comunicação de massa, em causa a principal, nem com o verdadeiro nem falso, mas com o irreal, a mais ou menos totalmente irrelevante . Em uma palavra, eles não conseguiram levar em conta o homem do apetite com quase infinita distrações.
- Aldous Huxley, prefácio de Um Admirável Mundo Novo
A única peça de mídia muitas vezes não tem um efeito duradouro sobre a psique humana. Os meios de comunicação social, no entanto, pela sua natureza onipresente, cria um ambiente de vida que evoluem em uma base diária. Ele define a norma e que exclui o indesejável. Da mesma forma que os cavalos usam antolhos de transporte para que eles só podem ver o que está bem na frente deles, as massas só podem ver para onde eles deveriam ir.
É o surgimento da mídia de massa que possibilita o uso de técnicas de propaganda em escala social. A orquestração da imprensa, rádio e televisão para criar um processo contínuo, duradouro, torna o ambiente de total influência da propaganda praticamente despercebido, precisamente, porque cria um ambiente de constante. A mídia fornece a ligação essencial entre o indivíduo e as demandas da sociedade tecnológica.
- Jacques Ellul
Uma das razões da mídia de massa estar em êxito nas influências da sociedade é devida à extensa pesquisa em ciências cognitivas e da natureza humana que tem sido aplicado a ele.
Técnicas de Manipulação
Publicidade é a tentativa deliberada de controlar a percepção do público de um assunto. Os temas de publicidade incluem pessoas (por exemplo, políticos e artistas), bens e serviços, organizações de todos os tipos, e obras de arte ou de entretenimento.
O esforço para vender produtos e idéias para as massas tem levado a uma quantidade sem precedentes de pesquisas sobre o comportamento humano e sobre a psique humana. Ciências cognitivas, psicologia, sociologia, semiótica, lingüística e outras áreas afins foram e ainda são amplamente pesquisadas através de estudos bem financiados.
Nenhum grupo de sociólogos capazes nas equipes de anúncios recolhem e tratam de dados sociais exploráveis. As equipes de anúncios têm de gastar bilhões anualmente em pesquisa e testes de reações, e seus produtos são magníficas acumulações de materiais sobre a partilha de experiências e sentimentos de toda a comunidade.
- Marshal McLuhan, as extensões do homem
Os resultados desses estudos são aplicados às propagandas, filmes, vídeos de música e outras mídias, a fim de torná-las tão influente quanto possível. A arte do marketing é muito calculada e científica, pois deve alcançar tanto o indivíduo quanto para a consciência coletiva. No orçamento de produtos “high-cultural”, um vídeo não é "apenas um vídeo", as imagens, símbolos e significados são estrategicamente colocados de forma para gerar o efeito desejado.
É com o conhecimento do ser humano, suas tendências, seus desejos, suas necessidades, seus mecanismos psíquicos, seus automatismos, bem como conhecimentos de psicologia social e psicologia analítica, que aprimora suas técnicas de propaganda.
- Propagandes, Jacques Ellul (tradução livre)
A propaganda de hoje quase nunca usa argumentos racionais ou lógicos. É diretamente colocado necessidades mais primordiais de um ser humano e os instintos, a fim de gerar uma resposta emocional e irracional. Se nós sempre pensamos racionalmente, nós provavelmente não iriamos comprar 50% do que nós próprios compramos. Bebês e crianças são constantemente encontrados em propagandas dirigidas às mulheres por uma razão específica: os estudos mostraram que as imagens das crianças desencadeam uma necessidade instintiva das mulheres para alimentar, cuidar e proteger, levando a um viés solidário com o anúncio.
O sexo é onipresente nos meios de comunicação de massa, como ele chama e mantém a atenção do espectador. Ele se conecta diretamente à nossa necessidade animal para produzir e reproduzir, e, quando acionado, este instinto pode imediatamente ofuscar qualquer outro pensamento racional em nosso cérebro.
E se as mensagens descritas acima foram capazes de atingir diretamente a mente dos telespectadores no subconsciente, sem sequer perceber, o que está acontecendo com eles? Esse é o objetivo da percepção subliminar. A frase de publicidade subliminar foi inventada em 1957 pelo pesquisador de mercado dos E.U., James Vicary, que disse que ele poderia obter dos espectadores para "beber Coca-Cola" e "coma pipoca", piscando as mensagens na tela por um tempo tão curto que os telespectadores não veriam.
A percepção subliminar é um processo deliberado de comunicação criado por técnicos, por que você recebe e responde às informações e instruções, sem ser consciente das instruções.
- Steve Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos
Esta técnica é freqüentemente usada em marketing e todos nós sabemos que o sexo vende.
Percepção Subliminar
Embora algumas fontes afirmam que a publicidade subliminar é ineficaz ou até mesmo um mito urbano, o uso desta técnica documentada nos meios de comunicação mostra que os criadores acreditam em seus poderes. Recentes estudos também têm demonstrado a sua eficácia, especialmente quando a mensagem é negativa.
A equipe da University College London, financiada pela Wellcome Trust, descobriu que ele (o subliminar), de percepção foi particularmente bom em instilar pensamentos negativos. Tem havido muita especulação sobre se as pessoas podem processam as informações emocionais, inconscientemente, por exemplo, fotos, rostos e as palavras, disse o professor Nilli Lavie, que liderou a pesquisa. Temos mostrado que as pessoas possam perceber o valor emocional de mensagens subliminares e demonstraram conclusivamente que as pessoas estão muito mais sintonizados com as palavras negativas. - Wellcome.ac.uk
Um exemplo famoso de mensagens subliminares em comunicação política está na propaganda de George W. Bush contra Al Gore em 2000. Logo após o nome de Gore é mencionado, a terminação da palavra "burocratas" - "ratos" - pisca na tela por uma fração de segundo.
A descoberta deste artifício causou muita celeuma e, mesmo se não há leis contra mensagens subliminares em os E.U., o anúncio foi tirado do ar. Como visto em muitos artigos aqui, mensagens subliminares e semi-subliminares são frequentemente utilizadas em filmes e vídeos de música para transmitir mensagens e idéias para os telespectadores.
Dessensibilização
No passado, quando as mudanças eram impostas à população, eles tomariam as ruas, protestariam e haveria até revolta. O principal motivo para este choque se deveu ao fato de que a mudança foi claramente anunciada pelos governantes e compreendido pela população. Foi súbito e seus efeitos podem ser claramente analisados e avaliados. Hoje, quando a elite precisa que uma parte de sua agenda seja aceita pelo público, é feito através de dessensibilização. A agenda, que pode ir contra os melhores interesses públicos, é lento, gradual e repetidamente apresentado ao mundo através de filmes (envolvendo-lo dentro do lote), vídeos de música (que torná-lo legal e sexy), ou a notícia (que apresentá-lo como uma solução para os problemas de hoje). Após vários anos de exposição às massas, uma agenda particular, a elite abertamente apresenta o conceito do mundo e, devido à programação mental, é recebida com indiferença geral e é aceita passivamente. Esta técnica origina da psicoterapia.
As técnicas de psicoterapia, amplamente praticadas e aceitas como um meio de curar distúrbios psicológicos, são também métodos de controlar as pessoas. Eles podem ser usadas sistematicamente para influenciar atitudes e comportamentos. Dessensibilização sistemática é um método utilizado para dissolver a ansiedade do paciente para que o público não seja mais perturbado por um medo específico, o medo da violência, por exemplo. As pessoas se adaptam a situações assustadoras se forem expostas a eles o suficiente.
- Steven Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos
A programação preditiva é freqüentemente encontrada no gênero ficção científica. Apresenta uma imagem específica do futuro (o que é desejado pela elite) e, finalmente, torna-se na mente dos homens uma inevitabilidade. Uma década atrás, o público estava sendo insensível à guerra contra o mundo árabe. Hoje, a população está sendo gradualmente exposta a existência de controle da mente, do transhumanismo e de uma elite Illuminati. Emergindo das sombras, esses conceitos estão hoje em toda a cultura popular. Isto é o que Alice Bailey descreve como a externalização "da hierarquia": os governantes ocultos lentamente revelando-se.
Simbolismo Oculto na Cultura Pop
Contrariamente às informações apresentadas acima, a documentação sobre o simbolismo oculto é bastante difícil de encontrar. Isto não deve vir como uma surpresa, como o termo "ocultismo", significa literalmente "escondida". Significa, também, "reservado para aqueles que a conhecem", como é apenas comunicado aos que forem julgados dignos do conhecimento. Ela não é ensinada nas escolas nem é discutido na mídia. Assim, é considerado marginal ou até mesmo ridículo pela população em geral.
O conhecimento oculto não é, contudo, considerado ridículo nos círculos ocultistas. Considera-se intemporal e sagrado. Existe uma longa tradição de conhecimento hermética e oculta a ser ensinada através de sociedades secretas provenientes de antigos egípcios, para místicos do Oriente, a Ordem dos Templários, a Maçonaria moderna. Mesmo se a natureza e a profundidade desse conhecimento foi provavelmente modificada e alterada ao longo dos séculos, as escolas mistério mantinham as suas principais características, que são altamente simbólicas, ritualísticas e metafísicas. Essas características, que foram uma parte intrincada de antigas civilizações, têm sido totalmente evacuadas da sociedade moderna a ser substituída pelo materialismo pragmático. Por esta razão, reside uma importante lacuna de entendimento entre a pessoa pragmática média e a criação ritualística.
Se essa doutrina interior sempre for oculta às massas, para que um simples código tenha sido planejada, não é muito provável que os expoentes de cada aspecto da civilização moderna (filosóficos, éticos, religiosos e científicos) sejam ignorantes da verdade do significado das teorias e princípio, então, em que suas crenças seriam fundadas? Faça artes ou ciências, a raça herdou de nações mais escondidas debaixo de suas justas exteriores, um mistério tão grande que só o intelecto mais iluminado pode apreender o seu alcance? Essa é sem dúvida o caso.
- P. Hall Manly, Ensinamentos Secretos de Todas as Idades
O código "mais simples" previsto para as massas costumava ser religiões organizadas. Ela agora está se tornando o Templo da mídia de massa e que prega diariamente o materialismo extremo, vácuos espirituais e uma existência egoísta, individualista. Este é exatamente o oposto dos atributos necessários para se tornar uma pessoa verdadeiramente livre, como ensinado por todas as grandes escolas filosóficas do pensamento. É uma população emburrecida mais fácil de enganar e manipular?
Esses escravos cegos dizem que eles são “livres” e “altamente qualificados”, mesmo que eles marchem atrás de sinais que faria qualquer camponês medieval correr gritando longe deles em terror pânico. Os símbolos que o homem moderno abraça com a confiança ingênua de uma criança seria o equivalente a leitura de cartazes. Desta forma, a sua morte e escravidão, para a compreensão do camponês tradicional da antiguidade. - Guerra - Michael A. Hoffman II, sociedades secretas e psicológica
Conclusão
Neste artigo analisamos os principais pensadores no campo dos meios de comunicação, estrutura de poder da mídia e das técnicas utilizadas para manipular as massas. Creio que esta informação é vital para a compreensão do "porquê" dos temas serem discutidos aqui no A Indústria Satânica Exposta. A população em massa "versus" classe dominante descrita em vários artigos, não é uma teoria da conspiração (novamente, eu odeio esse termo), mas uma realidade que tem sido claramente vista nas obras de alguns dos homens do século 20 mais influentes.
Lippmann, Bernays e Lasswell, todos declararam que o público não está apto a decidir seu próprio destino, que é o objetivo inerente à democracia. Em vez disso, apelou a uma criptocracia, um governo oculto, uma classe dirigente no comando do rebanho "confusos". Como as suas idéias continuam a ser aplicadas para a sociedade, é cada vez mais evidente que uma população ignorante não é um obstáculo que os governantes devem tratar. É algo que é desejável e, de fato, necessário, para garantir a liderança total. Uma população ignorante não sabe os seus direitos, não busca uma maior compreensão das questões e autoridades. Ele simplesmente segue as tendências. A cultura popular serve para a ignorância, e alimenta continuamente servindo de entretenimento ao cérebro, colocando celebridades para ser idolatradas. Alguns perguntam se a como parar isso, o começo seria você tomar alguma atitude, não só com a sociedade, mas com você.
"Se uma nação espera ser ignorante e livre, espera-se que nunca foi e nunca será."
- Thomas Jefferson
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